terça-feira, 6 de abril de 2010

Vintage

 Antigo, original e refinado

Vintage é uma expressão inglesa originalmente empregada para designar safras de vinho de origem especial. Isso se deve  asua descendência do latim vindemia(colheita). Uma tradução literal seria "safra de uvas + idade", ou seja, idade do vinho, safra, ano da colheita da uva utilizada em sua produção.
Foi no século XXI que a expressão passou a significar estilo de peças de vestuário antigas, repletas de história e representatividade do passado. Com o tempo, seu sentido ampliou-se para referência, além do ano de fabricação, da própria antiguidade, nobreza e originalidade de algo - peça de vestuário, objeto de decoração, mobiliário, acessórios, artigos de interesse de colecionadores...
Especialistas classificam como vintage peças datadas dos anos 20,30,40,50 e 60. Mas há quem aceite nesse enquadramento intens mais jovens, com no minímo 10 a 20 anos de criação, estendendo o período até meados dos anos 80 e 90. (fonte: flash casa)
 
"Adoro interferir nas coisas. Quando encontro uma peça antiga não assinada, me permito dar uma olhar moderno a ela. O resultado é sempre muito interessante"  Neza César

Sofá Luís XV, de medalhão devoré original, mesa Saarinen e tapete persa do ínicio do século XX compõe o living da residência de Neza César:



Sala de jantar com móveis assinados por Sérgio Rodrigues:


Sobre a lareira desenhada por Neza foto de Sergio Divitiis em forma de quadro, lustre art déco dos anos 20. Destaque para a poltrona vitoriana, o pufe criado pela designer e o sofá vintage(anos 50) da família do marido.

Fotos retiradas do acervo da designer Neza César

2 comentários:

  1. Não conhecia essa designer Neza César, andei vendo algumas outras fotos do trabalho dela! Perfeitos!!
    *-*

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ge, adoro o trabalho de Neza Cesar, justamente por unir peças vintages e introduzir cores fortes e vibrantes.
    Ah, mandei um email pra ti...
    Bjos

    ResponderExcluir