terça-feira, 15 de junho de 2010

Ayurveda: massagem anti-estresse

Nos últimos dias, devido a correria e a bagunça que a pequena reforma está causando aqui em casa, ando meio estressada. E nada melhor que uma boa massagem para aliviar a tensão:


Todos sabemos que estresse debilita o corpo, a mente, as emoções, mas poucas vezes paramos para pensar que também se reflete na aparência física. Pessoas com grau elevado de estresse negativo costumam apresentar envelhecimento precoce. Como temos conhecimento que o estresse muitas vezes é potencializado pela falta de repouso, que tal então aprender a descansar profundamente e, ao mesmo tempo, nutrir a pele e os cabelos? A Ayurveda, conhecida na Índia como ciência da vida longa e do rejuvenescimento, tem a resposta. Uma das principais vias para o rejuvenescimento, o repouso e a beleza é o uso dos óleos vegetais, em massagens que podem ser feitas em casa. Confira as dicas a seguir:

Para driblar a insônia e dormir profundamente, faça uma massagem no pé com azeite de oliva, óleo de côco, óleo de gergelim, óleo de girassol ou de amêndoas. Escolha entre estes o óleo vegetal da sua preferência, faça uma massagem, coloque uma meia e vá dormir. Uma sugestão é separar um pouco do óleo e esquentá-lo em banho-maria por dois minutos antes de fazer a massagem.

Outra opção é fazer uma massagem no rosto com bastante óleo na hora de dormir. Também facilitará o sono. Faça uma mistura do óleo vegetal escolhido com algumas gotas dos seguintes óleos essenciais aromáticos 100 por cento vegetais, naturais e integrais: óleo de lavanda, erva doce,cedro maçã ou sândalo. Separe uma parte do óleo vegetal escolhido em um pequeno vidro de no máximo 100 ml. Pingue entre 5 a10 gotinhas do óleo essencial aromático e use se essa mistura diretamente no rosto. Note que o forte cheiro da lavanda, ou do óleo de erva doce, ou ainda do cedro maçã, serão respirados diretamente a noite toda e relaxará você a dormir como um anjo.

Aproveite e massageie também a cabeça e o cabelo com o óleo vegetal escolhido (de preferência com óleo de côco ou azeite de oliva, não recomendo o de gergelim). Uma forte massagem com óleo na cabeça antes de dormir vai levar você a um nível bem profundo de sono. Prenda o cabelo e coloque um lenço para não sujar a cama com óleo. A massagem no cabelo limpa profundamente o couro cabeludo e nutre os fios do cabelo, deixando-os soltos macios e brilhantes. Lave-os bem com shampoo de manhã quando acordar.

Mais sugestões e dicas de onde encontrar os óleos naturais

É bom lembrar que estamos falando aqui de óleos 100% vegetais. Eles são extraídos diretamente e integralmente do vegetal em questão. Um óleo excelente e facílimo de encontrar, de boa qualidade e com propriedades regenerativas fantásticas é o azeite de oliva, aquele mesmo que você usa na salada. A pele é uma segunda "boca" e tudo que usamos na pele deveria ser também um produto que se pode comer.

Observe que lavanda, óleo de erva doce ou cedro maçã são aromas doces muito pacificadores. Você respira e dorme bem. Além disso, o óleo vegetal que penetra profundamente pela pele pacifica o sistema nervoso. Por isso, a massagem tanto no pé quanto no rosto deve ser generosa, com bastante óleo. O óleo baixa a velocidade da mente, acalma as emoções e dá mais estabilidade ao sistema nervoso, que então pode dormir e repousar.

Caso o cansaço seja intenso e a insônia forte, além da uma massagem no pé e no rosto, massageie também o peito e a parte baixa das costas. Essa massagem é indicada para quando não se tem um compromisso no dia seguinte de manhã, pois você pode correr o risco de dormir muito, até acordar completamente renovado.

3 comentários:

  1. Oi Gê, gostei do novo layout do blog.A Dica da massagem é uma boa, quem hoje em dia não anda estressado?
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi amoor!
    Também vim falar do layout novo! Ficou lindo!!
    Ah, mas sabe que lendo seu post eu pensei: eu não sei o que acontece mas não curto óleos...não sei porque mas nem na gravidez eu usei muito, o que me arrependi um pouco depois , pois fiquei com um pouco de estrias já que o pequeno era beem grande...rsrsrs...Adoro uma massagem nos pés, para mim não há nada melhor para aliviar a tensão e o cansaço...mas tenho aflição acredita?rsrsrs..
    Adorei o blog!!

    Um super beiiijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gê!!Passei para te convidar para conhecer o meu blog CHARME ESFINGE JAFET http://cacaujafet.blogspot.com
    bjosss

    ResponderExcluir