segunda-feira, 12 de julho de 2010

A yoga e a mulher


Através da yoga podemos conhecer profudamente nossos atributos físicos e psíquicos. A yoga pode se tornar uma arma de realização pessoal, através desse conhecimento; conhecendo-se profundamente você terá condições de agir com mais segurança, relacionar-se melhor com seus semelhantes e em consequência, viver melhor.

Isso tudo pode ser conseguido através das posturas yogues, que oferecem um perfeito equilíbrio entre as diversas partes do corpo, eliminando alguns problemas, como por exemplo, a obesidade.

Inicie sua pratica de Yoga com os seguintes exercícios:

Ponha-se em pé, diante de uma janela aberta. Inspire profundamente. Sinta o ar, com toda sua vitalidade, penetrando através de suas narinas, até seus pulmões. Observe sua fisionomia num espelho de mão. Feche a boca mas mantenha os dentes superiores ligeiramente afastados dos inferiores. Em seguida, vá soltando muito lentamente  o ar, cerre os dentes e inclinando a cabeça para trás. Repita o exercício de 3 a 5 vezes. Este exercício é indicado para eliminar rugas faciais.

Outro exercício importante é o seguinte:

Sente-se diante de uma janela aberta, de modo que seu rosto fique iluminado pelos raios solares. Num espelho de mão observe seu rosto, procurando deter todos os seus traços. Em seguida, vague seu pensamento, procurando fixá-lo em coisas belas e suaves, como lagos tranquilos ou jardins floridos, ou montanhas plácidas. este exercício proporciona um relaxamento mental, prolongando a juventude.

Você ainda poderá praticar um esercício para os olhos. Ele chama-se bactimudrá, e permite a melhor circulação de sangue dentro do globo ocular:

Sente-se com o corpo bem relaxado. A cabeça deve estar bem erecta. Faça os seguintes movimentos com os olhos: abaixe-os até visualizar o chão. Depois, lentamente, levante os olhos, até atingir um determinado ponto no teto. em seguida repita o movimento, levando os olhos para a direita e esquerda.

Na primeira semana, você deverá fazer apenas os movimentos para baixoe para cima. Na segunda fará também o movimento para um dos lados, e na terceira fará para o outro, completando todo o ciclo. Quando você dominar perfeitamente este exercício, você começará a praticá-lo, movimentando os olhos circulamente, isto é, de cima para o lado, de lado para baixo, de baixo para o outro lado e finalmente para cima. Quando terminar os exercícios abra e feche os olhos cinco vezes. Esfregue as palmas das mãos e coloque-as sobre os olhos fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário