sábado, 3 de julho de 2010

Infância, enciclopédia e a Yoga


Quando pequena, adorava folhear uma enciclopédia que minha tinha (perdemos a enciclopédia em uma mudança, e com o passar dos anos consegui um novo exemplar) direcionada a mulher: "A grande enciclopédia do lar, da mulher e da arte culinária". O 1º volume são receitas salgadas, o 2º volume receitas doces e o 3º volume trata de beleza feminina, etiqueta social, regimes e ginástica, tudo sobre o lar, namoro e casamento, primeiros socorros e saúde do bebê. E é sobre a yoga(que tentanva praticar quando pequena), proposto pelo 3º volume da enciclopédia que vou transcrever, sempre que possível.

Yoga

A Yoga é uma antiquíssima prática oriental, que segundo a lenda foi transmitida aos homens pelos deuses. O nome yoga vem do antigo sânscrito 'Yuj" que significa "unir'.
A Yoga se divide em quatro ramos: a carma Yoga; a Real; a Guiana Yoga e a Bácti Yoga, os quais, por suas vez possuem outras divisões. A hatha Yoga é um deles.
A Yoga é a ciência do domínio das forças físicas, a fim de conquistar e manter o perfeito equilíbrio entre o copro e alma. sua prática traz incontáveis benefícios, tanto do ponto de vista físico como do ponto de vista psicológico. Ela possibilita o encontro de uma verdadeira serenidade interior, e uma maior vitalidade física, prolongando a juventude do corpo e mantendo a mente equilibrada.
A prática da Yoga é muito diferente da prática dos exercícios físicos comuns, pois enquanto estes compreendem movimentos violentos, provocando geralmente o cansaço, a Yoga exige pouco esforço físico, permitindo que as energias revertam em favor do próprio organismo. Isso porque sua prática e lenta e harmoniosa.
A Yoga possui 84 mil posturas. Mas destas, apenas 84 são consideradas como fundamentais. A prática da Yoga exige uma concentração mental. Para isso todos os obstáculos devem ser afastados. Assim, a roupa deve ser adequada. a melhor roupa para se praticar Yoga é a de malha, que não impede nenhum movimento e não foma dobras. Quando praticada coletivamente, é recomendado o uso de malha inteiriça, preferentemente azul.
Por outro lado de acordo com os conselhos de grandes mestres yogues, a prática da Yoga não deve ser feita diretamente no chão. Relativamente à mulher, a prática da Yoga deve ser interrompida dois dias antes da menstruação. No período menstrual são aconselhados apenas o relaxamento, a concentração mental e as posturas respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário