segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

14º Dia do Regime

Aqui em casa vamos todos bem com o regime, mesmo adicionando o arroz e o feijão, as crianças vem perdendo o peso desejado dia-a-dia.

Hoje não vou postar o prato, apenas deixar dicas sobre os nutrientes:


Acido Fólico
Funções: Necessário ao crescimento e à regeneração das células e à formação dos glóbulos brancos e dos glóbulos vermelhor do sangue, e ao aumento da imunidade. Também previne a má formação fetal

Fontes: Hortaliças frescas, frutas frescas, carne de vaca, leite, ovos, levedo de cerveja, lentilha, espinafre e feijão preto, alho póro.

Sintomas de deficiência: Glóbulos vermelhos anormais e divisão celular irregular, anemia, perda de peso e distúrbios intestinais, malformaçãoes congênitas.

Cálcio
Funções: Formação e a manutenção dos ossos, (prevenindo a osteoporose), contração muscular, coagulação sanguímea, formação de dentes, regula os batimentos cardíacos.

Fontes: Vegetais folhosos verde escuros (especialmente quando ngeridos com cereal integral), temperos verdes, gergelim, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, quiabo, leite, queijo, iorgute, casca de ovo, alho poró, melado escuro.

Obs: Práticas que colocam em perigo o metabolismo humano saudável do cálcio: dieta com alta ingestão de proteíma, excessiva variedade de alimentos na mesma refeição, falta de vitamina D (tomar sol adequadamente soluciona o problema)

Sintomas de deficiência: Raquitismo em crianças, ossos quebradiços e osteoporose em adultos.

Carboidratos
Funções: É a principal fonte de energia do corpo, permintindo seu bom funcionamento.

Fontes: cereais (aveia, arroz, milho, trigo), farinha de cereais, massas, pão, biscoito, bolo, algumas frutas (banana, uva), açúcar, doce.

Sintomas de deficiência: hipoglicemia e magreza.

Cobre
Funções: Contribui para formulação de glóbulos vermelhos e da mielina (substância do sistema nervoso). Aumenta aproteção contra infecções.

Fontes: Vegetais verde-escuros, frutas secas, pimenta, curry, fígado.

Sintomas de deficiência: Anemia caracterizada

Cromo
Funções: É essencial para a ação da insulina no organismo, e, conequentemente, para o controle de glicose no sangue.

Fontes: Levedo de cerveja, cereias integrais, fígado e carne.

Sintomas de deficiência: Parecidos com os da diabete.

Ferro
Funções: Propicia a formação de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio.

Fontes: Vegetais folhosos verde-escuros, feijões em geral, carne, ovo, melado, rapadura, frutas secas (realçamos o pêssego, damasco, uva-passa, ameixa preta), semente de abóbora e uva, alho - poró.

Sintomas de deficiência: Os típicos do quadro anêmico: palidez, desânimo.

Fibras
Funçoes: Facilitam o funcionamento do intestino e regulam os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.

Fontes: Água, peixe, chás.

Sintomas de deficiência: Prisão de ventre e distúrbios intestinais, possibilidade de colesterol elevado, perigos de neoplasias (cânceres) intestinais

Flúor
Funções: Protege os dentes, consolida fraturas, previne a osteoporose.

Fontes: Àgua, peixe, chás.

Sintomas de deficiência: Apodrecimento dos dentes.

Fósforo
Funções: Ajuda bastante na construção de ossos e dentes, e na absorção dos carboidratos, gorduras e proteínas que os alimentos xontêm.

Fontes: Cereais integrais, feijões secos, amendoim e seus derivados, peixe, carne, ovo, queijo.

Sintomas de deficiência: Fraqueza e dor nos ossos. A ocorrência de deficiência é rara.

Gorduras
Funções: Fornecem energia,transportam vitaminas liposolúveis: A,D,E e K, e são fonte de calor para o corpo, protegendo contra baixas temperaturas.

Fontes: Castanhas em geral (especialmente nozes, invcluíndo a macadâmia; castanha-do-pará), óleo, azeite, margarina e manteiga, leite integral, queijos(especialmente os amarelos), carnes em geral (especialmente as gordas) e frituras.

Sintomas de deficiência: Má absorção das vitaminas liposoluveis, secura e flacidez de pele, diminuição do tecido acolchoador dos orgãos internos.

Iodo
Funções: Indispensável para o bom funcionamento da tireóide.

Fontes: Soja,sal,algas marinhas.

Sintomas de deficiência: Bócio,Cretinismo em bebês.

Magnésio
Funções: Atua na manutenção das funções da musculatura cardíaca, dos ossos, artérias e pressão sanguínea e ativa as enzimas da digestão


Fontes: Banana, cereais integrais, semente de abóbora, feijões secos, tofu, germe de trigo, amendoim e seus derivados, vegetais verde-escuros, alho-poró.


Sintomas de deficiência: Letargias, cãibras, fraqueza muscular, arritimias cardíacas.

Manganês
Funções: Ativa as enzimas necessárias para o metabolismo dos carboidratos, gorduras, vitaminas do complexo B, ferro e glicose. Essencial para a manutenção do sistema nervoso central e para a garantia de saúde dos ossos e dos sistemas digestório e reprodutor.

Fontes: Nozes, leguminosas, farelo de trigo e alguns chás.

Sintomas de deficiência: Desconhecidos

Molibdênio
Funções: Auxilia no metabolismo de carboidratos e gorduras, promove crescimento e reduz a incidência de cárie dental.
Fontes: Verduras verdes-escuras, cereais, integrais, e legumes em geral.
Sintomas de deficiência: Desconhecidos

Potássio
Funções: Controla a hidratação celular,regula os reflexos nervosos, as contrações musculares e o ritmo cardíaco.

Fontes: Couve, champion, lentilha, pão integral, frutas secas, banana, atum, sardinha, água de coco.

Sintomas de deficiência: fraqueza muscular,arritmia cardiaca.

Proteínas
Funções: São fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos músculos, dos ossos, sangue, da pele, dos cabelos, unha e orgãos internos, e para a fornmação das enzimas, hormônios e anticorpos.

Fontes: Castanhas (de caju, do pará, nozes, amêndoa, pecã, etc.),soja e seus derivados, feijões secos, ovo, queijo, leite, iorgute e carnes em geral.

Sintomas de deficiência: Defesa orgânica baixa, baixa produção de hormônios e enzimas.

Selênio
Funções: Junto com a vitamina E, previne o envelhecimento precoce, devido ao seu efeito antioxidante, combate os radicais livres e protege o coração.

Fontes: Germe de trigo cereais integrais, couve, cebola, aspargos e coco.

Sintomas de deficiência: Doenças do coração e uma forma rara de anemia.

Vitamina A
Funções: Participa na formação e na manutenção da pele e das mucosas e combate o envelhecimento.

Fontes: Suco de cenoura, abóbora, batata-doce, cenoura, folhas verdes, talos jovens, vegetais amarelos - escuros ou vermelhos, frutas amarelas, gema de ovo, manteiga, queijo feito de leite integral.

Sintomas de deficiência: Cegueira noturna, crescimento prejudicado em crianças, pele e olhos secos, maior suscetibilidade a infecções.

Vitamina B1
Funções: Permite a transformação de carboiddratos em energia e protege os músculos e o sistema nervoso.

Fontes: Pão integral, arroz integral, lentilha, gema, figado, peixe, carnes, germe de trigo e castanhas.

Sintomas de deficiência: Depressão e modificação de humor, perda de apetite e náusea,cãibras musculares. Em casos extremos, degenerações musculares e beribéri.

Vitamina B2
Funções: Participa no processo de transformar o alimento em energia, estimula o cescimento e regeneração das células.

Fontes: Cereais integrais, leite, queijo, germem de trigo, peixes, fígado, ovo, cogumelo tipo champignon, amêndoa, avelã.

Sintomas de deficiência: Problemas de visão, fotofobia, irritações na boca e nariz, dificuldade ao engolir.

Vitamina B6
Funções: É ativa na produção de sangue, no metabolismo do sistema nervoso central e no metabolismo dos aminoácidos.


Fontes: Cereais integrais, batata, banana,cavalinha, aveia, leguminosas milho e soja.

Sintomas de deficiência: Depressão e desorientação. Pele escamosa e com coceira, língua lisa e vermelha, perda de peso .

Vitamina B12
Funções: É insubistituivel,pois ajuda na produção de mielina, o revestimento que protege e envolve o delicado tecido nervoso (como o isolante em volta do fio elétrico).

Fontes: Leite, iogurte, ovos e carnes.

Sintomas de deficiência: Anemia perniciosa, problemas nos nervos e fraqueza, lingua lisa ou irritada.

Vitamina C
Funções: Contribui para cicatrização da pele, aumenta a resistência contra infecções, combate o envelhecimento precoce, ajuda na absorção do ferro e aumenta a velocidade de degradação do colesterol, previnindo, assim, a asteriosclerose.

Fontes: Para facilitar indicamos as seguintes - frutas, legumes e verduras, todos na forma crua sendo os principais: acerola, goiaba, laranja, limão, mexerica, pimentão vermelho cru, mamão, morango, kiwi, camu-camu, caju fresco.

Sintomas de deficiência: Mobilidade nos dentes e sangramento da gengiva, perda de apetite, pele seca e cicatrização lenta. Escorbuto e hemorragias internas.

Vitamina D
Funções: Auxilia na absorção do cálcio, essencial para o fortalecimento dos ossos e dos dentes.

Fontes: Expor-se a luz solar faz com que a pele forme essa vitamina. quanto à alimentação, as principais fontes são: leite, iogurte e coalhada.

Sintomas de deficiência: Ossos fracos, raquitismo em crianças e osteomalacia (doença óssea caracterizada pelo amolecimento geral do esqueleto, por insuficiência de calcificação) em adultos.

Vitamina E
Funções: Protege a membrana da célula, combatendo a degeneração e o envelhecimento precoce, aumenta a defesa do organismo.

Fontes: Óleo vegetal ( girassol, algodão, milho), germe de trigo, cereais integrais, frutas e verduras.

Sintomas de deficiência: Desconhecidos em seres humanos.

Zinco
Funções: Atua no processo digestivo e ajuda na síntese das proteínas e na cicatrização de ferimentos.

Fontes: Esta presente em todos os alimentos naturais, especialmente em: ervilhas, cenouras, cereais integrais e semente de girassol.

Sintomas de deficiência: Baixa imunidade, cicatrização lenta, crescimento e desenvolvimento sexual lentos.

Saúde com Sabor - Receitas para uma vida saudável - Eunice Leme Vidal.

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