sábado, 22 de janeiro de 2011

Tendências para 2011


Ano novo pode significar decoração nova e com 2011 a dar os primeiros passos no design de interiores, fazemos uma pequena antevisão das principais tendências em decoração para este ano. Inspire-se e boas decorações!


◦Os 4 temas principais que ditam as tendências em decoração para 2011 são: redescobrir a natureza, étnico festivo, casual chique, diversão e alegria.

◦Uma das principais tendências em decoração para 2011 é um regresso às origens e à preservação de tudo aquilo que é mais tradicional. A decoração é cíclica e hoje, tudo aquilo que está no sótão dos pais ou dos avós, pode e deve ser criativamente misturado com peças mais contemporâneas.
◦O vintage continua a ter um grande destaque na decoração de interiores, assim como os padrões, têxteis e cores de influência global.

◦Armários de cozinha em tonalidades distintas, ou seja, os armários superiores podem ser numa cor mais clara do que os armários inferiores e vice-versa. Para quem prefere arriscar menos, a tendência vai para cozinhas claras (branco ou cinza), mas também para cozinhas escuras (preta, cinza, azul marinho).

◦A decoração amiga do ambiente continuará a dar que falar em 2011 e a tendência é reciclar e reaproveitar tudo o que se tem, comprar em segunda mão, ser criativo na reinterpretação da arte de decorar e respeitar sempre o ambiente.

◦A mistura de vários tipos e estilos de mobiliário, em vez de um conjunto onde todas as peças são condizentes vai estar muito in em 2011.

◦Existência de um pequeno espaço de trabalho na cozinha, ou seja, um pequeno escritório onde é possível colocar o portátil, livros de receitas e documentos do dia-a-dia.

◦O chão em madeira – de vários tipos e tonalidades – volta a ganhar enorme popularidade.

◦Forte aposta nas casas-de-banho/banheiros, que se estão a tornar cada vez mais amplos e luxuosos – no fundo com uma inspiração spa. Destaque ainda para o uso de madeira no WC, assim como linhas mais suaves e ainda a exposição de arte neste espaço mais íntimo da casa. Para além disso, as banheiras de pés vieram para ficar!

◦Nas tendências em decoração para 2011 haverá ainda um equilíbrio maior entre as dimensões, a qualidade e a intimidade dos espaços. Embora as divisões espaçosas sejam sempre bem-vindas, a tendência é para abraçar espaços mais pequenos, de maior qualidade e com um ambiente extremamente aconchegante. Os espaços pequenos estão in!

◦A cozinha será cada vez mais um ponto central da casa e uma das grandes tendências continua a ser as cozinhas abertas para a sala de jantar e/ou sala de estar.

◦No que toca ao papel de parede, este continua a dar cartas em 2011, mas com algumas novidades: para além da aplicação em mais do que uma parede, destaque para o papel de parede pintável e lavável, metálico e texturizado, pintado à mão, com efeito 3D e imitação de madeira.

◦Juntar o útil ao agradável é outra tendência na decoração para 2011, onde se procura aproveitar cada nicho de uma divisão ou casa para criar um ambiente distinto ou para organização/arrumação.

◦Em termos de cores, as tendências para 2011 apontam no sentido de cinzas claros e frescos, castanhos aconchegantes que buscam inspiração no chocolate, vermelhos vivos, fúchsias, púrpuras e azuis-safira.

◦Os espaços exteriores vão estar em alta no próximo ano e a decoração chega às varandas, pátios e jardins, com direito a mobília, têxteis e até objetos decorativos para tornar o ambiente ainda mais confortável e convidativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário