quarta-feira, 2 de março de 2011

Chá da Tarde - Melissa/Erva Cidreira



Nesta tarde chuvosa e nublada um chazinho de melissa/erva cidreira caiu bem...




Mesmo porque o bolinho não saiu dos melhores. Cresceu muito, vazou da forma e me deixou em pé de guerra com o cheiro e a fumaça da massa que queimava caída no fogão. Daí só o chazinho mesmo pra alcamar. :)
 


Indicações terapêuticas



Regular menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lava feridas, combate mau hálito, revigora em banhos.


Uso medicinal



É considerada uma panacéia com propriedades rejuvenescedoras, tal a gama de suas ações. Paracelso a considerava "o elixir da vida". Parece ter efeito calmante e revitalizante sobre a mente.

É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.

Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranqüiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.

No único estudo experimental até agora realizado sobre possíveis efeitos sedativos, este óleo foi administrado de 3 a 100mg/kg e, embora alguns efeitos se conseguiram (Wagner e Sprinkmeyer, 1973) a ausência de respostas dependentes de dose sugere que os efeitos não foram específicos.

A Comissão Alemã, em 1984, citou a "insônia nervosa e problemas gastrintestinais funcionais" como curáveis com preparados de melissa.

May e Willuhn, em 1978, mostraram que as folhas tinham propriedades virostáticas potentes e Vogt et al., em 1991, fez um creme de folhas e aplicou em pacientes com herpes simplex e teve sucesso.

Externamente, lava feridas, combate mau hálito e revigora em banhos (Castro, 1985).

5 comentários:

  1. Olá menina,tudo bem? Olha não sabia que este chá era bom assim, sem falar do paladar que é delicioso. abraços.Ah fiquei tão impresionada com o chá que ia esquecendo de comentar sobre a beleza das xícaras, lindasssssssssss.

    ResponderExcluir
  2. Ah eu queroooo!
    Miconvida pra comer bolo e tomar chá uma tarde dessas aí vai!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu vou dar um ataque de siricutico se não souber que boleira linda e esta sua,onde você comprouuuu,linda demais.rs.O bolo pra mim parece maravilhoso,me deu ate vontade de tomar um chazinho com bobo agora,menina,mas você tem um bom gosto com louças impressionante.rs...lindas todas as peças.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  4. Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e vi as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
    Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
    Se resolver se hospedar por lá , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
    Se precisar de algo é só gritar ,moro nas montanhas e por lá tem eco.
    Meu nome é Valeria

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    Fiquei tão inspirada com esta postagem...Ai!Que vontade de tomar uma xícara de chá.
    Adorei o seu pratinho de doces de dois andares.Lindo...
    Beijos
    Regiane

    ResponderExcluir