quarta-feira, 8 de junho de 2011

Filhos - conversa a luz da lareira.

Ontem após um temporal, ficamos sem energia elétrica por aqui, como quase sempre acontece. Com o frio,  sem energia elétrica, o jeito foi acender a lareira para esquentar, e iluminar a casa enquanto contávamos histórias e piadas.

Não quis usar o Flash

Após as crianças fazerem uma zorra na sala, cada um escolheu seu cantinho e começaram a contar piadinhas. Eis que surge mais uma das inúmeras diferenças entre meninas e meninos: a piada.


Piada da Letícia:

- Mãe, vc sabe o que o pai do Google disse pra ele quando ele não quis comer?
- Não.
- Google Chrome.

Piada do Lucas:

- Mãe, vc sabe pq a terra é virgem?
- Não.
- A terra é virgem pq a minhoca é mole!

Letícia gargalhando e Lucas ao fundo rolando de rir após cair do sofá.


A piadinha não é “picante”, mas a orientação se fez necessária ainda que tenha provocado mais risos. Vai que ele faz a mesma pergunta às avós...?  A casa ia cair por aqui. :)


Lucas aos 13 anos vem descobrindo sua sexualidade, anda impulsivo... Uma coisa séria. :)

Tenho acompanhado suas descobertas...  Orientado sobre o que penso e acredito, da melhor maneira possível. Acho bacana mantermos um link aberto com as crianças sobre os assuntos ligados a sexualidade... Se não tiverem uma orientação correta em casa, talvez estarão mais propensos a orientações equivocadas na rua. Não sei! Fui educada de maneira muito livre por minha mãe (em época que não era evangélica) e gostaria de proporcionar a mesma educação para meus filhos, estando atenta a seus primeiros passos.  


Enfim... Ontem, aproveitando o gancho da piada, a conversa sobre sexualidade aconteceu muito naturalmente e foi muito proveitosa. Descobri que meus filhos não são mais os bebezinhos que gostaria que ainda fossem... Mas que é extremamente imprescindível que eu acompanhe seus primeiros passos nessa nova fase e em tantas outras que estão por vir. 


7 comentários:

  1. Minhas gargalhadas por aqui valeram a minha visita ao seu blog!!!! a-do-rei!!! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. rsrs eu ri daqui! ter os filhos pertinho da gente é tudo de bom na vida!

    adorei seu post.

    bjus e carinhos

    fatti

    ResponderExcluir
  3. Aff, eles saem com cada coisa né mulher? tenho um de quase 7 anos, que tá naquela fase!

    ó tem sorteio la no bloguito! vai lá!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Geninha, fiquei muito feliz com a tua visita.
    O episódio que ocorreu com os teus filhos, só prova que eles estão a ser bem orientados, mas prepara-te, muitas outras surpresas te aguardam, fala a voz da experiência.
    Beijinhos e oxalá o tempo, por aí, melhore.
    Nina

    ResponderExcluir
  5. EU ri com as piadinhas kkk.
    Sabe que vc teve uma sacada legal para a conversa na hora oportuna. Os filhos crescem e a gente nem percebe. Quando percebemos os assuntos vão ficando mais sérios, mas se fazem necessários sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkk,
    Adorei a piada do Google.
    Coisa boa, essa fase dos filhos, Curta bastante, tudo passa muito ràpido.
    Geninha, teu jardim é lindo, Parabéns, pelo trabalho.
    beijo.

    ResponderExcluir
  7. Esses momentos são perfeitos e perfeitos em tudo para conversarmos especialmente, logo me identifiquei primeiro que o meu bebê está com 12 anos, que mudança só pensa naquilo. Essa diferença de menino e menina é impressionante, fico sempre vendo como eles são tão diferentes, mas é uma delicia ver essa diferença. Muito legal você compartilhar esse momento tão gostoso conosco. Bjs Eliane

    ResponderExcluir