sexta-feira, 17 de junho de 2011

O que você usou no cabelo? - Atualizado.

 "O que vc usou no cabelo?" - essa é a pergunta dos últimos tempos.

Meu cabelo é crespo (parece um monte de macarraozinho parafuso, sabe?) fiz alinhamento térmico, e é sobre cabelo que os familiares e a galera do dia-a-dia têm me perguntado. "O que fiz?", "o que usei?", e etc.

Pra se ter uma ideia de como ele é.


Nesta imagem da para ver melhor a estrutura do meu cabelo.

Escovado sem química. Me desculpa, não tenho outra melhor.


Antes do alinhamento, quando ainda maior. 


Resolvi fazer um post, para tentar passar as dicas: )

Bom, fiz "alinhamento térmico" da Portier. Gostei do efeito porque não deixa aquele liso escorrido, deixa bem natural. Mas claro, isso depende muito do fio. No meu cabelo teve partes que ficaram mais lisos, em outras nem tanto. Por exemplo, na parte de trás, onde meu cabelo é menos crespo, ficou mais liso desde a raiz, na parte da frente, onde ele é mais crespo, ficou menos liso e menos natural, denotando o crespo do cabelo, olha só:

Vc percebe que vai encrespando mais na frente?

Ocorreram também partes em que as ondulações ficaram mais visíveis e partes onde ficaram apenas cacheados nas pontas. Nada gritante ou que incomode... Compreensível porque o tratamento Portier não é uma progressiva e, sim um redutor de volume, relembrando que o resultado final depende muito do fio de seu cabelo... Por assim ser, "por não ter restrições", vc  pode até fazer retoque, caso isso ocorra. Eu optei por não fazer... Apesar do cabeleireiro dizer que é a base de aminoácidos e etc, ele tem formol, quantidade liberada pela Anvisa, mas que mesmo em pequenas quantidades sabemos o mal que provoca. Senti moderado ardor nos olhos e irritação no nariz, durante a aplicação (o cheiro não permanece no cabelo e você pode lavar no mesmo dia). Meu cabelo também é muito fininho, não aguenta química, a quebra e a queda se tornaram mais constantes nas primeiras semanas, após o uso do Portier. E gostei do jeito que ficou, o usei apenas para soltar um pouco da ondulação,  controlar o volume, não para alisar... Não fazia sentido fazer retoques para deixa-lo mais liso. Nas considerações gerais, recomendo o produto... Menos para cabelos frágeis, o melhor é antes reconstruir o fio.

É possível notar a leve ondulação em algumas partes do cabelo.


Para controlar a queda cortei e passei a tomar Pantogar (tem realmente cessado). Um medicamento a base de queratina, ótimo para os cabelos e unhas. Tenho feito muita hidratação e reconstrução com produtos Moroccanoil: alternando entre o Restorative Hair Mask e Intesive Hydrating Mask (acostumei e não consigo usar outro). Para pentear, alterno entre o óleo Moroccanoil e o reparador de pontas da  SChWarzkopf (Bonacure).

Valores dos produtos: 
Alinhamento térmico Portier, no Studio 3, ficou em R$ 280,00. Deve ser a média aplicada entre os profissionais da área.

Pantogar: comprado em farmácias R$ 50,00 (consulte seu médico)

Mascaras Moroccanoil: 159,00 e 169,00,  ambas de 500ml, compradas da Lorena. Na página também é possível saber o valor do óleo. Deixo o e-mail dela, caso alguém se interesse: guimaraeslorena@yahoo.com.br 

Reparador de pontas Bonacure Repair Rescue Sealend Ends : paguei mais ou menos R$ 50,00 em uma promoção do Morangão.




Atualizando...


A pedidos, coloquei uma foto onde é possível ver melhor a estrutura do meu cabelo. E duas dele com escova sem química: apenas escovado. 

Alias essa é a dica: antes de fazer o alinhamento térmico faça uma boa escova no cabelo. Assim vc terá ideia de como ficará seu cabelo com o alinhamento. Normalmente o resultado fica o mesmo, só que o processo dura por 3 meses devido a química/formol. O meu já tem pouco mais de 1 mês.

Alguns dizem que o Portier Fine não tem formol, já li em matérias e etc. Não acredite! Ele tem formol sim, uma quantidade menor, aprovado pela Anvisa, e pode causar reações como qualquer outra química. Veja o vídeo explicativo:










Usei  a linha Care Repair
"Esse sistema é o mais novo e inovador redutor de volume, pois além de reduzir o volume e o frizz dos cabelos, trata, hidrata e deixa os cabelos macios e sedosos. Sua fórmula além de ser compatível com qualquer outra química como a guanidina, amônia, o chumbo e até mesmo o hena pode ser usada em qualquer tipo de cabelo já que não possui efeito cumulativo podendo ser feito quantas vezes necessário. Pode-se trabalhar luzes mexas e coloração tanto antes quanto depois, resultando em cabelos com efeito liso, tratado e com durabilidade de 3 a 6 meses com exceção do crescimento." Link


É importante vc fazer com um profissional de sua confiança, seja pelo produto usado ou pelo trabalho do próprio. A  Adriana lembrou bem: muitos profissionais alteram o produto colocando mais formol, fique de olho... Todo cuidado é pouco! Quanto ao trabalho do profissional é importante que ele saiba fazer uma boa escova... Não adianta o produto ser bom se o  profissional for ruim, é a boa aplicação quem garante o bom resultado! No próximo post mostro o cabelo de minha filha para que vcs consigam entender, o quão importante é aplicação correta.

Por hora, tenho uma boa notícia para as amigas...
Vc chorou e a Lorena abaixou: )

- mascara hidratante R$ 145 e a reconstrutora R$ 155 - 500 ml cada.

10 comentários:

  1. Posso ser sincera??????Ficou mara,se tivesse coragem deixaria meus cabelos crescerem mas já me acostumei com ele bem cortado e vamos combinar,muito mais prático,né?beijusssss.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do resultado. Meus cabelos já está liso por causa das progressivas, mas minha filha de 10 anos tem o cabelo bem cachado e bem fino mas tb ela é muito nova para usar qualquer quimica então comprei as Mascaras Moroccanoilb e o óleo também, mas ela não se deu nem com a restauradora e nem com a hidratação, o cabelo ficou mais seco qt ao óleo não vi o milagre prometido...ufa dá um trabalhão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Geninha, eu faço realinhamento termico no cabeleireiro aqui em Novo Hamburgo e pago 200 reais, eu adoro fica natural e hidrata, faço de tres em tres meses, as vezes 4 ou 5 até, eu adoro e adorei o teu. Não sabia que dava pra fazer em casa, vc que fez? bjinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Consuelo.

    Vc está certíssima, sua filha é muito nova para química. Na adolescência ocorrem muitas mudanças, não é apropriado nenhum produto químico, por mais leve que seja. O indicado seria vc procurar uma dermatologista para que ela possa usar produtos apropriados e feitos exclusivamente para ela. Além do que, uma boa dermatologista com exames apropriados começa o tratamento dos fios internamente, indicando as vitaminas necessárias à criança.

    Já a mascara restauradora é para fortalecer o cabelo, é uma reconstrução, por isso a sensação de que ele ficou mais seco, quando na verdade ele ficou mais forte. as duas máscaras aqui funcionam muito bem, eu e minha filha usamos e todos notaram a diferença, até o cabeleireiro que usa produtos Kerastese, tirou o chapéu para o moroccanoil, disse que nossos cabelos estão muito mais macios - óleo e máscaras. Os produtos moroccanoil são mais indicados para quem tem química no cabelo, talvez esse seja o porém de não ter dado certo com sua pequena.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. oi Geninha, Seu Cabelo ficou muito bonito e natural.Gostei muito do resultado.
    Sou cabeleireira profissional (formada pelo SENAC ) e estou afastada um ano da profissão, devido a algumas alergias.( devo retornar em breve )Posso te dizer com toda a certeza, que em vista do que seu cabelo era crespo e ficou tão liso, com certeza tinha uma dose extra de formal no produto.( os produtos vem do fabricante com a dose de formal liberada, mas no salão são alteradas para dar o resultado que o cliente procura ) se vc sentiu ardencia nos olhos e nariz, com certeza,o produto sofreu alterações,CUIDADO !!! prova disso, é a queda, mesmo que sutil.eu também tenho o cabelo crespo , quem olha , não diz, pq sou escrava da chapinha, mas nunca quis fazer um tratamento p/ alisar, pois conheço bem, o que há por trás desses produtos. Desculpa a minha sinceridade, é só um alerta.
    Beijão. Qualquer dúvida ou sugestão que precisar sobre cabelos , estou a disposição.
    Adriana Figueiredo

    ResponderExcluir
  6. Seu cabelo é lindo, sou suspeita a falar por que o meu problema é ao contrário fico tentando dar mais volume, acho lindo o cacheado. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana,

    Sim, o produto tem formol. Mas não acredito que o cabeleireiro tenha feito alguma alteração no produto, não. eles são muito responsáveis quanto a isso. Acho que a sensibilidade com a química varia de pessoa para pessoa. O próprio cabeleireiro não sofreu qualquer reação. Eu sofri uma leve e minha filha (renite alérgica/ tem alergia até de sabão em pó) sofreu uma reação um pouco mais agressiva. Acho que vc tem razão todo cuidado é pouco e não dá para confiar em qualquer profissional.

    Meu cabelo fica do mesmo jeito apenas com uma escova, sem o uso da chapinha, a questão é que pagar R$ 40,00 em uma escova duas vezes por semana (R$ 80,00), não dá né? O alinhamento me ficou mais econômico. hahaha

    Fique a vontade para opinar,vc é muito bem vida.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Estava visitando um outro blog e vi o título do seu post no blogroll de lá, e isto me trouxe aqui, rsrs. Menina, me senti uma Et com este post, pois nem sabia que existe esta coisa de 'alinhamento', rsrs. Mas vou procurar me informar, pois gostei muito do resultado. O meu cabelo é menos crespo mas eu gostaria que ele fosse menos rebelde, rsrs.

    Um abraço
    (vou me incluir entre os seguidores do blog)

    ResponderExcluir
  9. Oi Geninha,pelo que eu sei, o meu produto não tem formol,eu vou me informar mais,pois eu não sei muito da sua composição, ele na verdade hidrata muito o cabelo, fica com textura de liso por um tempo 3, ou 4 meses, antes usei produtos com formol e fez mal ao meu cabelo, fica quebradiço, agora ao contrário, não quebra, eu vou me informar mais no salão da composição e te informo. bjinho. Bom findi!

    ResponderExcluir