sexta-feira, 29 de julho de 2011

As orquídeas não estão se adaptando ao novo ambiente.

Na casa verde nunca tive problemas com as orquídeas, pragas e etc... Lembra com elas ficavam lindas na Bay window?

Minhas orquídeas na casa verde.

Já aqui, neste novo ambiente, os pulgões as atacaram...  


Logo que mudei para essa nova casa  contratei um jardineiro para que viesse duas vzs por semana cuidar das plantas, aparar a grama, adubar e etc. Porém, o jardineiro trouxe pulgões para algumas  plantas (coqueiros e arvores frutíferas) vírus para outras (hortênsias, tuias e azaleias) e tiriricas para grama com seus utensílios infectados. Mandei o embora juntamente com a colaboradora (lembra?), ele se foi, mas as pragas ficaram... Por mais que eu as combata, elas chegaram as orquídeas. 





Além dos pulgões que as atacam, as orquídeas também sofrem por estar em adaptação: coloquei alguns vasos em uma determinada disposição não somente pela decoração, mas pela incidência de luz/sol. 


Do lado esquerdo da foto as cymbidiuns pegam o sol da tarde, do lado direito da foto elas pegam o sol da manhã... O intuito da disposição dos vasos era conferir com qual incidência de luz melhor se adaptariam... Ainda seria cedo para dizer que elas não se adaptaram em ambas situações (estamos no inverno e o sol tá ameno), mas a considerar pelos pulgões, aqui definitivamente não é o lugar... Vou eliminar os pulgões, coloca-las na garagem, monitorar e torcer para que nenhuma outra praga/vírus as tenham atingido. 


Hoje é sexta, o dia mais corrido de todos, dar uma geral na casa, jardim, pilates e ainda hoje quero ver se consigo instalar as cortinas do meu quarto... Inspirada no Les Crayères. :) Se conseguir instalar ainda hoje mostro aqui. Tô ansiosa. :)

9 comentários:

  1. Nossa seu jardim e suas flores são lindas, eu amo plantas, mas não entendo como se cuida delas, infelizmente, eu ganhei uma orquídea toda florida em agosto do ano passado, e ela não floresceu mais e está feia, ela é igual a roxa da segunda foto. Você acha que estragou? Tem como resolver ou tenho que jogar fora? Poderia me ajudar?
    Beijinhos
    Adriana
    www.arteiracuriosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Geninha,que linda das suas orquídeas.
    Que pena ter dado pulgão,mas passa um
    veneninho neles. Um q não agrida as
    plantinhas. Bfs...
    Abraço.
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Eugênia use óleo de nim para combater os pulgões e outras pragas e tire-as do sol, pois orquideas não gostam de sol, e sim de luz indireta, por isso eram tão lindas na outra casa. Bjos

    ResponderExcluir
  4. vc e muito cuidadosa parabens

    bom fds
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. que lindas as orquídeas!
    quero ver a cortinaa,volto depois!

    bju bju.

    ResponderExcluir
  6. Oi Consuelo, sim já ouvi falar sobre o óleo de "nem" para pulgões e cochonilhas, vou experimentar. Sobre o sol... ele é fraquinho na região em que moro, em época de inverno, não acredito que seja o sol (elas gostam do sol da manhã), as flores e folhas não queimaram, acredito que ela não está se adaptando por conta da noite: o sereno excessivo. A região em que moro, devido as árvores, serena muito à noite... O sereno molha td, deixa td excessivamente úmido e faz mal as plantas mais frágeis... No caso das tuias, por exemplo, tive que raspar todo o caule por conta dos fungos/musgo da umidade. Só pra vc ter uma ideia: os empatiens que devem ser regados duas vzs ao dia (adoram água) estou regando uma vez por semana pq a terra está sempre molhada... Já na casa verde a umidade do ar, na região em que ela fica, mais no centro da cidade, é menor... Então tanto fazia se ela ficasse na janela ou no jardim, nunca tive problemas. De qualquer forma, vou ver como elas se adaptam a meia sombra, protegida do sol/sereno, e torcer para que elas não tenham pego vírus. :(

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana,

    As Cattleyas geralmente florescem apenas uma vez ao ano, salvo algumas exceções. No caso, a sua era para estar florescendo agora em agosto... Não jogue fora não, ela está feia, não está morta, requer apenas cuidados, como boa luminosidade, pouca umidade, adubo e cuidados... Talvez esse site possa te ajudar.
    http://www.delfinadearaujo.com/cuidados/cuidbr.htm

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Tão chato isso. Eu adoro suculentas, mas os pulgões atacaram com força e quase todas morreram.
    Espero que você consiga dar combate e que tudo seja solucionado. Uma dó, plantas tão lindas se acabarem assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog.
    Passei apenas pra conhecer e fiquei encantada.
    Venha participar do sorteio em meu blog.
    Bejim
    Simone

    ResponderExcluir