sábado, 9 de julho de 2011

Buscando o Equilíbrio....


O banco não foi pintado, me faltou tempo. :(

Ficou para amanhã


Já os gerânios foram plantados... 

Meu tio ainda está pintado a casa e aqui falta a finalização do rodapé. :)


Estes gerânios pendentes estão sem flores, mas são vermelhos - cor predominante no   chacra raiz - tonalidade também apresentada em alguns impatiens. Já tenho o laranja (parede e também em algumas flores) a cor predominante no  chacra sacral e o azul do  5º chacra laríngeo nos vasos, o 7º chacra coronário ( o mais importante dos chacras), cuja cor é violeta, está devidamente representado pelas plantas: orquídeas, gerânios e impatiens. Assim como os demais, 3º- plexo solar/umbigo, 4º -  coração e 6º - terceiro olho também serão devidamente representados por sua respectivas cores e plantas. Estou gostando cada dia mais do meu espaço e até marido que ontem torceu o nariz para o azul dos vasos, hoje pela manha, com o sol radiando sobre eles, tirou o chapéu: ficou lindo! Amanhã plantarei gerânios em mais quatro vasos e marido os colocará na parede. Estou pesquisando muito sobre chacras e meio que intuitivamente fui ligando as minhas escolhas ao estudo... Em uma das minhas pesquisas, encontrei um artigo que te oferece dicas (vou seguir) para você equilibrar a energia em 7 dias e, por coincidência, hoje, sexta feira é dia do chakra laríngeo, onde a dica pede para que tenhamos contatos plantas, em especial gerânios e lavandas (essências).

EQUILIBRE OS CHAKRAS EM 7 DIAS

Sexta-feira: Chakra Laríngeo
O quinto chakra age como o porta-voz do seu corpo. Ele é o governante da comunicação, tendo como principal função expressar corretamente nossos sentimentos e pensamentos. Sua localização não poderia ser mais propícia: a garganta. Fisicamente, seu trabalho é cuidar de toda a região do pescoço e boca, incluindo a glândula tireoide.

Sexta-feira é dia de vestir a roupa mais gostosa, comer no melhor restaurante e... colocar para fora sua energia mais poderosa. Happy Friday!


Hoje é dia de...

• Escrever uma poesia, pintar um quadro, cantar (bem alto) no chuveiro. Chegou o momento de colocar para fora energia que existe em você.


• Resolver pendências emocionais. Há algo entalado na sua garganta? Procure a pessoa relacionada à questão e abra o jogo. A sensação, logo depois do desabafo, será de puro alívio.

• Energizar a área. Cuide das suas plantas ou então acenda um incenso de lavanda ou gerânio, coloque uma pedra (quartzo azul ou água-marinha) sobre o chakra e mentalize uma luz azul clara vibrando sobre a região. Sinta o brilho suave dessa cor e perceba como ela pulsa em sintonia com a sua verdade interior.

• Refletir sobre a questão: “Por que não compartilhar com os outros o que há de mais precioso em nós?”. Link

Estes são pendentes, acredito que o artigo abaixo se refira de outra especie de gerânios.

Além desse artigo acima, que achei muito propício, encontrei também um excelente artigo sobre gerânios e sua essência. :) Adorei!


Festival Gerânio

:: Conceição Trucom :: 

O gerânio pelargonium graveolens é uma planta muito aromática originária da África. Seu óleo essencial (OE) é obtido por extração a vapor das suas flores e folhas.


Existem muitas variedades de gerânios (outras cores e nomes botânicos), mas o tipo pelargonium graveolens, conhecido no Brasil como malva cheirosa, é o que gera o óleo essencial cujas propriedades terapêuticas estão descritas a seguir. Esta malva cheirosa apresenta pequenas e delicadas flores cor de rosa e suas folhas são um pouco aveludadas e rendadas na extremidade.

Ação do Gerânio no emocional

O gerânio tem aroma semelhante ao de rosas, o que sinaliza um potencial de expandir o coração, a decisão de amar e amar-se.


Antigamente, as pessoas plantavam gerânios ao redor da casa, com a intenção de afastar maus espíritos e trazer sorte aos bebês, atribuindo ao gerânio poder de proteção.


O fato é que o gerânio proporciona, via aromaterapia, ou seja, seu óleo essencial, uma rápida ativada na energia vital, elevando o astral, espantando o cansaço e os adiamentos. Sua folha pode ser usada no preparo de sucos desintoxicantes e chás, aromáticos e saborosos.


Emocionalmente, por seu aroma sedoso e semelhante ao de rosas, o gerânio trabalha muito bem o feminino quando ajuda o fígado (e vesícula) na sua desintoxicação. Portanto, a dissipar raivas reprimidas, equilibrar o emocional, mobilizar angústias e tratar a depressão.


O gerânio acorda, desperta, coloca os sentimentos no aqui e agora, na REALIDADE.


Ele trabalha também as vibrações yang (ação), o masculino, quando ajuda na desintoxicação dos rins para desmaterializar medos. É quando a ilusão dos medos se transforma em coragem, possibilitando as decisões adiadas (harmoniza o raciocínio lógico e a intuição) e o resgate da responsabilidade pelas ações iludidas. Quando se está vivendo momentos onde o sonho é uma necessidade, as pessoas irão se sentir pouco à vontade com o aroma do gerânio, uma vez que a mensagem do gerânio é oposta à ilusão.


O gerânio aumenta a criatividade e nos estimula para a entrega, a fé de corpo e alma. O coração deseja e realiza: enfrenta e dá conta do recado.


Disso tudo é que, possivelmente, vem seu uso histórico como protetor. Afinal, quando no mundo real (meditação) e longe das ilusões, nosso campo de proteção não permite que energias densas, falsas expectativas e frustrações se manifestem.

Ação do Gerânio no físico

Fisicamente, o gerânio tem função reguladora sobre o sistema hormonal e supra-renais. Seu óleo essencial trabalha fortemente o feminino, quando interfere positivamente na prevenção e tratamento da TPM, menopausa e celulite. Tonifica as mamas, evita e trata estrias quando normaliza qualquer tipo de pele e suas afecções. O gerânio aumenta o fluxo sangüíneo o que faz revigorar todas as células, inclusive unhas e cabelos.

Importante: deve ser evitado seu uso durante a gravidez.


Homens podem e devem usá-lo, pois todos precisamos trabalhar o feminino internamente. Também porque o gerânio tem forte influência sobre os rins e supra-renais, órgão de choque do metabolismo masculino.


Com sua ação diurética tem importante ação tônica sobre os rins: cálculos renais, bexiga e diabetes. Pela grande influência que o gerânio exerce sobre as glândulas supra-renais, podemos entender muitos dos seus benefícios tanto físicos quanto emocionais.


Tem ação também sobre o fígado (hepatite, cirrose) e sistema linfático, contribuindo na eliminação de toxinas como excessos de glicose, colesterol, triglicérides e mucos.


Como usar o óleo essencial (OE) de Gerânio? 
O gerânio é um óleo que pode ser usado puro, como um perfume. Trata-se de um aroma forte e penetrante, portanto, é suficiente e prudente usar somente uma gota. Lembre que em caso de pele sensível deverá ser diluído em óleo vegetal. Uma gota na nuca, por exemplo, estimula, diminui o cansaço e revigora!


Para usar à noite, importante combinar com óleos relaxantes como a lavanda ou camomila.


Para favorecer sentimentos de confiança e coragem é excelente praticar meditações com o OE de gerânio. Ideal pela manhã ou tarde. Este óleo pode ser aplicado na nuca, num aromatizador pessoal, em um lenço de papel, no INSPIRA (da Aromarte), pulverizado no ambiente, na esponja em banho matinal, enfim...


Nas diluições em óleo vegetal, usa-se a 1%: para 50 ml de óleo vegetal adicione 11 gotas do OE de gerânio.


Nos óleos corporais, o óleo vegetal irá viabilizar a massagem. Dependendo das composições com outros OEs poderão ser indicados para: alívio de dores, relaxamento, estimulação, hidratação e outros cuidados específicos. Além de tratar internamente via olfato, ajuda a "respirar" a pele, integrando seus efeitos terapêuticos.


Para uso nos chacras, o gerânio é mais indicado no coronário, trabalhando o medo e depressões, além de fortalecer a capacidade para a tomada das decisões. No chacra básico, é indicado para materializar objetivos. No chacra frontal, para resgatar a visão interna, o autoconhecimento. Link

7 comentários:

  1. Oi amiga, está ficando tudo lindo! Com certeza tudo isso faz muito bem pra alma, pra vida, pra tudo. Agora achei o banco o máximo, pra min nem precisa pintar. Bjs e bom final de semana. Com amor Eliane

    ResponderExcluir
  2. Esse banco cheio de detalhes é muito bonito.
    Bom final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ge,
    O seu jardim esta ficando lindo!!!Bjos

    ResponderExcluir
  4. O conjunto, mesmo o banco não estando pintado, ficou lindo.
    Estou pasma com as propriedades do gerânio.
    Beijo,
    Nina

    ResponderExcluir
  5. Oi Geninha adorei seu jardim,esta ficando tudo lindo,o banco é um charme,adoro geranios tenho de varias cores e amo orquideas.beijos bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Ola,

    Querida eu não entendo nada de chakras, mas que banco eh esse....Simplesmente liinndooo!!!
    Eu usaria apenas verniz nele...
    Parabéns... Também sou louca por jardim o meu sera refeito depois da reforma. Bjim

    ResponderExcluir
  7. Geninha,que banho de informação,vou te dizer o porque amei seu post(como sempre),ando em desiquilibrio,não...nada esta errado,estou feliz com meu marido e filha,tudo corre cheio de bençãos do Senhor,mas ando me sentido muito sem energia,ja noteou que sumi?,não tenho energia,criatividade,força,ando precisando de uma bateria nova.Parece mentira já que acabo de chegar de uma viagem linda,mas ando querendo me isolat,acho que deve ser algo relativo ao meu chacra....so pode.
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir