quinta-feira, 7 de julho de 2011

Chacra Coronario


Aos poucos tudo vai ganhando forma por aqui, mas só estou conseguindo ter olhos noturnos (fotografar). Durante o dia, a correria é grande.

Já plantei impatiens, álissos (tem um delicioso cheiro de mel), lírios da paz e coloquei, ando ajeitando, as orquídeas de vasos pequenos nos vasos grandes. (esperando o fim da floração para o replantio). 

Vc lembra do post "reposição energética"? Com a paisagista e terapeuta  Andréa Bettamio Tesser  aprendemos que a orquídea estimula o chacra coronário, vamos saber um pouco mais sobre a essência?

Essências de Orquídeas para o desenvolvimento da espiritualidade
As Essências de Orquídeas constituem uma especialidade do nosso sector. Representam a culminação da criação no reino vegetal, a última conquista da  evolução. As Orquídeas pertencem às plantas “novas”. 
Especializaram-se na busca de luz, até ao extremo de terem “escalado” árvores. O efeito das Orquídeas é diferente das Essências Florais. 

Têm uma ligação com a função cerebral e o sistema nervoso, actuando no corpo energético, acima do corpo emocional: os 12 chakras (7 no corpo físico e 5 extra-corporais). Junto com as tilandsias e as bromélias correspondem à categoria de plantas epífitas, que crescem sobre as árvores. 

As suas raízes já não se introduzem na terra, mas servem sim para se segurarem em árvores. As orquídeas são, por excelência, as rainhas do ar e alimentam-se principalmente de água e luz solar (energia cósmica). 

Nos homens, isto equivale a que as Essências de Flores de Orquídeas transmitem a luz cósmica e isso permite abrir a consciência a conhecimentos elevados. Link



Pena que a fotografia não reflete a verdadeira beleza que ficou esse vaso.


Orquídeas Europeias - classificadas em 5 grupos terapêuticos:

Essências de Aprendizagem

É a compreensão de como se é perante o mundo; o primeiro passo é a tomada de consciência de que há um caminho, a distinção entre o kármico e o humano, entre aquilo que se tem vindo a fazer por ser o próprio programa e o que o ego gostaria de realizar, entre os sonhos e os desejos. É importante aqui o reconhecimento da nossa actuação, a análise dos aspectos narcísicos da personalidade para os desmontar, o poder, a dominação sobre os outros nas suas manifestações mais subtis, o entendimento das máscaras como mecanismos de defesa ou como estados de auto desvalorização e incapacidade que também nos impedem de ser nós mesmos. Se a aprendizagem não for conscientizada, as dificuldades serão vistas como azar, os acontecimentos disfarçados, os outros serão culpabilizados das nossas desditas. Fica-se então parado no caminho, como uma estátua, enquanto os outros seguem em frente, até que num momento a vida se desmonta, obrigando a plantar de novo a nossa estrada.

Essências de Auto-conhecimento

O seu objectivo é a observação e a análise dos estados energéticos não adequados, que se utilizam nas relações consigo mesmo e com os outros e o seu reconhecimento, ordem e limpeza, para se chegar à verdade do ser. Dão clareza de visão, ampliação da capacidade de compreensão e raciocínio, a distinção entre o correcto agir e o incorrecto. Depois do reconhecimento da necessidade de mudar, vem a tomada de consciência de que há que transformar; o próximo passo é o do inicio do caminho , a busca do auto-conhecimento.

Essências de Transformação

Quando já se deram passos na aprendizagem e no auto-conhecimento, chega-se a um ponto de equilíbrio interior e aprende-se a auto observação; alcança-se então uma nova etapa, a transformação, em que depois de adquirida a visão e a compreensão dos erros, busca-se a transformação, que consiste em aprender e a não voltar a tropeçar na mesma pedra... porque quando se cai repetidas vezes nos mesmos erros, caminha-se mas não se avança, por não haver aprendizagem. Os erros que nos afectam directamente, são tropeços que não nos deixam avançar – é preciso parar e dar-se um tempo para curar as nossas feridas - e, se os compreendemos, aproveita-mo-los favoravelmente para a nossa caminhada; mas se os nossos erros afectam outras pessoas, obrigamo-los a parar, causamos-lhes dor e impedimo-los de avançar no seu caminho. Isso não é evolução. A transformação é o resultado de uma mudança em todos os níveis: físico, emocional, mental, energético e espiritual . Permite-se então que as coisas fluam, que tudo venha da própria luz interior, com paz, com sinceridade, com conhecimento e com sabedoria : não será necessário esforço e quanto mais se evolua mais perto se estará da luz; o passo seguinte á transformação. A meio caminho da Transformação e da Luz, existe a Transmutação que seria como um fechar a porta do ciclo anterior, guardando a sabedoria e as experiências vividas sem que estas alterem o presente, permitindo a acumulação de mais um ponto de sabedoria no Ser Interior.

Essências de Luz

Quando no processo de evolução se alcança um equilíbrio estável e um estado mais profundo de paz interior, inicia-se um período denominado de “encontrar a luz”, ou seja, o aprendizado de viver em ressonância com aquilo que se vinha a realizar desde o período de limpeza - processo que precede a etapa da transformação que consiste na resolução do conflito anterior. Não se pode transformar correctamente sem haver uma limpeza prévia e a limpeza adequada, leva por sua vez a uma transformação completa.

Essências de Equilíbrio e paz

Ajudam a encontrar um ponto de paragem, quando se está extenuado física, emocional, sentimental ou mentalmente, preparando a recuperação. Permitem o restabelecimento da conexão para iniciar ou retomar o caminho com outra visão, com alegria, esperança, força interior, fé e amor. Para quando se faz trabalho de crescimento pessoal e se cai em desequilíbrio na tomada de consciência, repetindo os mesmos erros e reaparecem sentimentos de culpa, incapacidade ou desespero.

As orquídeas Amazónicas vibram no reino dos anjos e estabelecem a conexão cosmos – homem – terra. As essências dessas flores, não tendo contacto directo com a terra, não actuam directamente sobre o corpo físico, mas tem uma acção ao nível dos Corpos Astral e Causal. Devido ao seu alto poder energético e vibracional recomenda-se o uso dessas essências em segunda ou terceira diluição. Em geral, as essências florais actuam sobre os campos emocionais e energéticos. As orquídeas, por serem a mais pura e distinta manifestação do Reino Vegetal, também possuem propriedades excepcionais e trabalham sobre os corpos subtis, conectando o ser humano com o Cosmos.


Ajudam-nos a entrar em contacto com vários níveis do amor cósmico dos anjos e apoiam-nos no transmitir esta experiência de amor à Terra; assim sendo, contribuem para a nossa cura e a de todo o planeta. A descoberta das essências de orquídeas não foi por acaso; resultou da relação directa da entrada do nosso Planeta na Era de Aquário e com a busca de um novo conhecimento que o homem iniciou.


Assim, tudo leva crer que a procura por essências de orquídeas será cada vez maior, correspondendo à evolução espiritual da humanidade. Link

3 comentários:

  1. O perfeito equilíbrio dos chacras faz com que corpo e alma estejam sempre saudáveis. Faz tempo que não dedico tempo para estudar e reequilibrar as energias.
    Esse seu espaço está lindo, maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Poxa, vi o post abaixo e amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vou passar esse post para o meu marido,ele adora o assunto.
    Quanto ao vaso de orquídeas,não há como ficar feio.
    Para mim, orquídeas são as flores mais lindas que existem.
    Beijos e linda sexta-feira prá você!

    ResponderExcluir