quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Geleia de Amora

Hoje logo pela manhã colhi amoras para fazer geleia. Não sabia nem como começar a fazer, até que o santo Google me deu a receita: A Cozinha Coletiva.



Não tinha um pote de vidro bonitinho pra por a geleia, então, usei esse de tempero. Ele é bacana porque possui fecho hermético.



Adoro geleias com cream cracker,  e essa ficou uma delícia: fiz, experimentei e aprovei.

Olha as amoras aqui colhidas. Vc conhece os poderes curativos dessa fruta e de sua folha? Minha mãe toma chá de folha da amoreira para controlar os calores da menopausa, mas acho que nem ela sabia que servia para tanto...

 



Amora - São duas espécies  principais: a preta ( Morus nigra ) e a branca ( Morus alba ). Ambas são medicinais e alimentícias. A amoreira - branca é cultivada quase que exclusivamente para a criação do Bombyx mori ou bicho- da - seda, muito comum no Oriente. Este inseto alimenta - se das folhas da amoreira - branca.A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta-pão, a umbaúba etc.

Utilidades Medicinais

Afta - Bochechar com suco de amora-preta, quente,adoçado com mel.

Amigdalite - Suco de amora - preta, quente, adoçado com mel; tomar aos goles.  Pode - se também preparar um xarope deste suco, bastando cozê-lo até engrossar um pouco. Fazer gargarejos com o xarope, ou tomá -lo às  colheradas, deixando descer suavemente pela garganta.

Bronquite - Infuso da casca da raiz, morno, para combater a tosse. Tomar morno, às colheradas. Em excesso é purgativo. Para preparar um infuso, deitar água fervente sobre as cascas das raízes bem picadas, tapar o recipiente, e deixar esfriar.

Cabelo, queda de - Massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.

Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá  morno das folhas da amoreira.

Doenças das Cordas Vocais - Suco de amora preta, quente, adoçado com  mel.Tomar vagarosamente.

Diarreia - Usar xarope de amora, conforme explicado em amigdalite. Tomar não mais de 2 colheres de sopa por vez, com intervalos mínimos  de 2 horas. Link

A amora ou amoreira (Morus Alba) é conhecida como a planta reguladora dos hormônios por isso atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores e algumas vezes suores frio, dor de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários?

É ainda planta anti-cancerígena, no combate a osteoporose, como tônico muscular nas práticas desportivas, por possuir alto teor de potássio.
Depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireóide. Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvenescimento e beleza da pele.
A amora ajuda a prevenir infecção urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago.
Pesquisas feitas com ratos mostraram que o chá de amora miúra melhora o funcionamento do fígado e dos rins, diminui a pressão arterial e a taxa de glicemia. Foi eficiente até na prevenção do câncer.
O chá tão poderoso é feito como qualquer chá comum. O sabor é muito suave, não desagrada a ninguém. Ele coloca as folhas na água ainda fria, deixa ferver por uns 10 minutos, coa e pronto.
Chá de folha de amora:
Usar três folha em 1 litro de água fervente, cobrir e depois de frio, tomar 3 vezes ao dia. Link
Ps: O blogspot tem apagado minhas imagens. Devo aprender a me resumir em poucas.  Será que consigo?! :)

8 comentários:

  1. Geninha, minha super mega querida. Obrigada pelo comentário lá no blog. Li para o marido e ele falou que ia ver se compra as tais rosas brancas para colocar aqui em casa e ajudar em seus negócios que ainda não fecharam. Espero que realmente compre.

    Estou com um pote de geleia de amora comprada em supermercado, mas estou com medo de perder porque depois que marido se descobriu diabético, só eu quem como. Vou te contar uma coisa, eu adoro geleias, só fiz uma vez a de morango. Assim que eu for na chácara da prima de meu marido e lá tiver, vou pedir para eu fazer um pouquinho aqui em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Eu amo Amora,adoro geleia...mas vou te contar uma coisa...não consegui prestar atenção na geleia...que lindassss as louças...que prato maravilhoso,lindas as suas louças e porcelanas...fico boba com o seu bom gosto....aliás e de familia ne?
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  3. Oi Geninha!
    Adoro geleia de amora e a sua ficou com uma consistencia ótima!!!!Adoro as suas louças,você tem muito bom gosto!!!!
    bjosssss

    ResponderExcluir
  4. oi ge,
    quanto beneficio, pena que não e tão fácil de se achar esta frutinha por aqui, mas vou procurar já uma geleia pronta hahah
    bom fds, beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Geninha,amiga que coisa mais linda colher frutas pra fazer geléia,imagino que deve estar uma delicia,beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha Geninha!
    Não sei se comento as propriedades da amora,que maravilha,sua decoração,perfeita ou a geléia,sensacional!
    Você arrasou no post menina!
    Lindo e muito bem feito,parabéns!
    Beijo,fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Ai Geninha que delícia! Adoro amoras, morro de vontade de ter um pezinho aqui em casa. Dia desses marido apareceu aqui em casa com umas, porque ele sabe que eu adoro. Só estou esperando acabar a obra no quintal para plantar um pezinho. Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Tomei muito chá de amora para amenizar os calores, quando retirei meu ovários, foi santo remédio.

    ResponderExcluir