sábado, 29 de outubro de 2011

Rosas - Limpam Ambientes.

Aqui em casa, elas nunca faltam... Marido trouxe essas ontem para presentear a casa, 1 ano em que nos mudamos. Vou tentar tirar fotos de outras partes da casa, que ainda não mostrei aqui, e de algumas que já mostrei e as que  acrescentei detalhes. Não prometo o dia, estou muito corrida, mas durante a semana que vem é mais que provável. :) Por hora deixo fotos das rosas (dessa semana) que sempre trazem vida a nossa casa e renovam nossas energias. Desejo a todos, um maravilhoso e abençoado final de semana.



Essa mistura é linda, adoro.

Rosas Coral – Entusiasmo, desejo e lembrança eterna.

Rosas Amarelas – Satisfação e alegria.

Rosas Brancas – Inocência, pureza, respeito, reverência, silêncio e humildade.



O Simbolismo da Rosa


A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antigüidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”. Todos os anos no mês de maio enfeitam-se os túmulos com rosas.

A Rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores), quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, se transformaram em espinhos e, assim, segundo o mito diz ter sido criada a Rosa.

A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo.

Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.

Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz.

Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa. Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral.

Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.

Por Letícia de Castro
Colunista Brasil Escola


9 comentários:

  1. Geninha, o pacote das rosas aumentou 233% essa semana aqui por conta do feriado de finados. Achei um absurdo. Marido comprou uma dúzia delas, mas não quer misturar uma corzinha de jeito nenhum. Acho que vou ter que mostrar esse post para que ele saiba que não faz mal misturá-las rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindas demais!!!
    apaixonantes..
    beijo Geninha bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Carolzinha, nesse maço pagamos R$30,00. Esses homens...rs Marido mistura sim, sem grilos.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu amoooo Rosas.para mim esta totalmente ligado a Nossa Senhora e a Santa Terezinha...amo,meu marido vez em quando me trás adoro também,acho romântico.Sempre preferi as Rosas Brancas...sempre.Geninha...como tua casa esta lindissima,este vaso com rosas...Meu Deus...e esta toalha...maravilhosaaa.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  5. Oi Geninha que lindas, e essa mistura ficou maravilhosa!!!
    Elas são muito especiais mesmo, amo rosas!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  6. Flores são sempre muito bem-vindas!
    As suas estão maravilhosas Geninha!
    Beijo,lindo domingo!

    ResponderExcluir
  7. Que arraso essa mesa Geninha e esse vaso? essa toalha? essas rosas, maior capricho! Parabéns! Amo rosas, em especial adoro rosas vermelhas e cor de rosas em todas as nuances, me atrai tanto, mas as mais belas são as brancas, e quando são perfumadas acho melhor ainda. Adoro misturar também, um luxo! bjinhos flor, bom findi.

    ResponderExcluir
  8. oi amiga,
    também amo rosa, as suas estão muito lindas e delicadas!
    bom domingo, beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi querida ,rosas é tudo de bom ,as suas são lindas, também adoro rosas tenho muitas no meu jardim até fiz uma postagem delas passa lá pra ver ,beijos

    ResponderExcluir