quarta-feira, 20 de junho de 2012

Terapia da Casa

O antes, foto de 2.011... é possível as tuias lindas, bem cuidadas.

Hoje o Jardim está todo carente, e, se você me questionar como chegou a esse ponto, sei perfeitamente te responder:  deixei sobre responsabilidade do jardineiro e ele não correspondeu a confiança. 

Hoje, as tuias estão sofrendo como se não bastasse o jardineiro fez podas inconsequentes, sem minha autorização.  A grama já foi tratada e adubada, mas estava cheia de tiriricas e outras pragas. 

Não apenas, vi as coisas indo de mau a pior e só resmungava, uma atitude de muitas palavras e poucas ações. A primeira medida foi eu mesma tomar a frente: estou limpando e adubando as plantas. E o jardineiro? Ele ainda está comigo porque preciso de um braço forte para fazer os serviços mais pesados, e assim que der uma geral e encontrar um novo PROFISSIONAL será para ele: RÁ-RÉ-RI-RÓ-RUA! Com todo gosto! 

Olha a poda inconsequente que ele fez na tuia. 
E a primavera ao fundo sofrida e tomada de unha de gato. A parte branca na foto é uma gota de chuva que caiu na lente. Está chovendo bastante por aqui. 

O jardim é uma extensão da casa, jardim mal cuidado revela casa mal cuidada, casa mal cuidada revela moradores doentes, apáticos. Isso é fato. (as plantas são as primeiras a sentir a má energia.)

A cerca viva de hibiscos em  2.011, mesmo período- outono.
A cerca viva hoje, 2.012, os hibiscos doentes com a falta de cuidados.

Minha relação em associar minha casa a minha vida emocional começou quando em uma crise depressiva minha mãe me visitou e a casa estava numa zorra.  Morávamos ainda na casa verde, hoje azul :). Ela me pediu para olhar ao meu redor e disse: "A sua casa é linda, mas olha a bagunça que está...Assim também está seu espirito, ele é lindo, mas você precisa organizar as coisas."

Minha antiga morada.
 A limpeza e organização deu lugar as reformas, ampliação e uma nova vida. 
Hoje moramos em outra casa, a casa dos meus sonhos, em lugar que sempre quis morar.

E foi assim que comecei a pensar como a casa realmente refletia o meu estado de espírito e o quanto ela dizia sobre mim. Não apenas na decoração, nas tintas das paredes e nas plantas... Acima de tudo, naquele momento, o que mais falava sobre mim era a bagunça, era a revelação do ânimo que me faltava. Sim, a minha casa era linda, mas tava faltando alma. As palavras de minha mãe me deram consciência para mudar a situação.

"A MULHER SÁBIA EDIFICA SUA CASA, A TOLA A DESTRÓI" 

Provérbios 14:1


Frente da minha casa atual. Essa casa foi Deus quem nos deu.
 Sem que eu pedisse, Ele veio e me presenteou porque antes de eu saber o que eu queria Ele já sabia.

Desde então, minha casa é um medidor pro meu estado de espírito, arrumo o externo (casa) e consequentemente vou alinhando o interno (emocional), fazendo "terapia ocupacional". :) Estabeleço minhas prioridades, coloco o meu bem estar e  o bem estar familiar em primeiro plano. "Arrumo a casa, arrumo a vida." :) 

Palavra da Terapeuta Anna Elizabeth do blog "Arrume a sua vida... Arrumando a sua casa":

"O conceito do Programa: Arrume a sua vida... Arrumando a sua casa! Direciona nossa análise da casa como o ambiente onde o indivíduo se cria, se inventa e se reinventa continuamente. Lugar onde o sujeito deve ser acolhido para construir-se e sustentar-se, e essa construção não se faz apenas em um tempo ou em um espaço, começa na sua concepção e se estende por todo o seu viver. A formação do indivíduo e a sua sustentação precisam de uma base, de um apoio para habitar o mundo. Acaso poderia o homem sustentar-se, sem primeiro sustentar o seu corpo? 

O homem precisa desse espaço chamado “casa”. Esse espaço interfere na vida do ser humano, uma vez que as suas atitudes não são oriundas apenas à herança genética; o homem sofre influências do meio em que vive, de sua história e decisões, de sua cultura; suas atitudes resultam da interação destes vários fatores. Procura-se lançar uma semente de sensibilidade, para que germine um pensamento que possa fazer florescer um planejamento consciente e destinado a acolher os desejos e intenções do homem, conforme a sua visão de habitar. 

A cada indivíduo corresponde um pensar e um interpretar a casa. As possibilidades de renovação que a vida cria também se refletem nos espaços criando desenvolvimento. Procura-se reacender a chama simples de viver bem e em harmonia: o homem, sua habitação e o meio-ambiente ao seu redor. Numa via de mão dupla o indivíduo é chamado a criar as condições de acolhimento deste espaço expressando-se em ordem e vida, componentes de desenvolvimento e evolução. O homem precisa estar bem, precisa ser bem acolhido em sua habitação, para poder desenvolver melhor suas atividades e, assim, quem sabe, modificar o mundo."


16 comentários:

  1. Geninha que post perfeito, é isso mesmo que acho e por isso me atenho sempre a estar com a casa organizada e gostosa de ficar, nossa caiu como uma luva e não tenho como não compartilhar esse post, obrigada de coração por compartilhar isso com a gente!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo...muito verdadeiro o que você disse.Realmente nossa casa é o espelho de nossa alma,de como estaamos emocionalmente falando.
    Adorei seu blog e estou te seguindo.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler tudo isso, vou tirar o tapete pra lavar, afastar os sofás e lavar minha sala e a varanda da frente. Realmente minha casa descuidada está bem do jeito que estou. (Estou arrumando minha casa aos poucos nessa semana).

    Sua casa é um sonho, dessas de novela. Maravilhosa.
    Logo as plantas estarão lindas como você deseja.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa vc não tem idéa de como este post me fez refletir é verdade devemos cuidar das nossas casas para que possamos cuidar do nosso interior , nossa casa fala muito de nos. Adorei seus blog e já estou te seguindo beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito e concordo plenamente. Minha casa está uma bagunça e meu espirito está inquieto....Trabalho em casa e não consigo conciliar trabalho e casa. Preciso urgente alugar um sala para separar as coisas..Se Deus quiser hei de conseguir. Faço votos que suas plantas se recuperem. mesmo assim fiquei maravilhada! Sua casa é um sonho. Agradeça por essa benção! Não deixe que isso interfira no seu espirito. Olhe para os lados e verás que és abençoada. Bjaum!

    ResponderExcluir
  7. É ISSO QUERIDA A CASA NÃO É SÓ NOSSA MORADA É NOSSO EXISTIR ,NOSSO VIVER TEM QUE TER NOSSA CARA ,NOSSO JEITO E SE O QUE SENTIMOS É O QUE MOSTRAMOS NO NOSSO AMBIENTE,PARABÉNS POR SSEU ACONCHEGO TÃO ACOLHEDOR,BJSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. Que sonho de casa,é linda!E sábias palavras da sua mãe,mas é isso mesmo,a nossa casa é uma extensão do estado do nosso espírito,Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Estou indo agora mesmo arrumar minha casa..., fiquei um bom tempo de computador hoje, agora depois de ler est post lindo, vou cuidar dos meus!

    Beijinhos, obrigada pelo texto.

    Vim através do blog da Carol - Madame Morgana.

    ResponderExcluir
  10. Penso como você , quando minha casa tá bagunçada fico mal e logo , logo dou um jeito de sacudr a poeira e dar a volta por cima , mesmo cansada faço uma faxina daquelas , não suporto ver as coisas bagunçada e qdo fica assim parece que nada anda ..
    Seu blog é maravilhoso , amei as palavras que você dedicou ao Deus vivo ...Lindo , lindo ! Só uma pessoa iluminada pelo Esp´´irito santo para ter palavras tão sábias e edificantes quanto as suas ..
    Já estou te seguindo ! Bjim!

    ResponderExcluir
  11. como Deus é maravilhoso né Gê, ele é tudo em nossa vida, te deu essa casa maravilhosa , o jardim nao está como vc queria mas ele tb te dará luz para saber como deixa-lo lindo como vc quer e deseja seu coração, qt ao jardineiro peça a ele que te prepare um outro que ame e respeite aquilo que ele te deu e ele prepara outro profissional que mereça receber o suor de seu trabalho.

    bjkas minha linda!

    ResponderExcluir
  12. ps: recado do coração minha linda, foi Deus quem inspirou.

    um bju carinhoso!

    ResponderExcluir
  13. Me emocionei amiga, linda tua casa, tuas palavras e todas as mensagens do post, fazem refletir, como é importante organizar a casa, tua mãe é uma pessoa sábia e o que ela disse é realmente lindo, Deus é maravilhoso e eu me sinto assim como tu, privilegiada em muitas coisas, essa casa que moro tb foi um presente, agradeço todos os dias, bjos, quanto ao jardim, Deus vai colocar alguém que ame esse jardim tanto como vc, que assim seja.

    ResponderExcluir
  14. euu amei seu blog e já to te seguindo,se der dar
    uma passadinha lá no meu tbm...bjus
    E boa noitinha abençoada por Deus!!!

    http://simony-fragoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa deixei comentário aqui e não apareceu...

    ResponderExcluir
  16. Olá querida, cheguei aqui por acaso e simplesmente ameiii!
    Verdadeiras tuas palavras, a casa é uma extensão dos nossos sentimentos sem notar no ano passado ao fim de uma crise q quase me destrui por dentro, levantei a cabeça, enxuguei as lágrimas e enfeitei minha casa, plantei flores, comprei guirlanda p porta e enfeites p casa...mesmo sem nota penso agora q naquele momento minha vida começava se ajustar. Bjusss q Deus te abençoe.

    ResponderExcluir